PROJETO MUNDO A SORRIR
Colocar o mundo a sorrir pode parecer utópico, mas a ideia já viajou por África e em Portugal é responsável por levar às comunidades desfavorecidas, cuidados de saúde oral gratuitos. A Associação “Mundo a Sorrir” quer proporcionar sorrisos saudáveis a todo o país e conta com a ajuda voluntária de 400 médicos dentistas voluntários nessa missão. É esta a sua principal força avançada no Projeto Saúde a Sorrir - Centro de Apoio à Saúde Oral (CASO) que propõe agora estender a sua atuação através de uma clínica que irá prestar cuidados de saúde oral gratuitos a populações desfavorecidas.
Em vários países europeus, como Espanha, este tipo de projetos são conhecidos por “Clínicas do 4º Mundo”, o que significa entidades que têm como objetivo principal conseguir o Direito Universal à Saúde Oral
O projeto já decorre há 14 meses, com 33 médicos dentistas voluntários e tendo como beneficiários crianças, idosos, grávidas e toxicodependentes. Já fizeram 2400 consultas, atendendo mais de 800 pacientes. Financeiramente é suportada por fortes parcerias e um plano de angariação de fundos multi-facetado.
O seu site institucional para mais informações é www.mundoasorrir.org